Boas Ações

by

Neste fim de semana hospedei um turista em casa, mais uma vez. Uma forma de retribuir a gentileza que me foi “oferecida” quando estive na Europa e de conhecer novas culturas e novas pessoas, sem sair de casa. E ainda mostrar o lado que gosto de Sâo Paulo, um lado que eu acredito que um turista acaba não vendo sem alguém local por perto.

Ontem sai para trabalhar e o hóspede saiu mais tarde, dar uma volta pelo centro, tirar umas fotos e tal. Combinamos de nos encontrar no metrô às 22h para voltar para casa, já que nem meus amigos que me conhecem há eras e falam português sabem chegar na minha casa de ônibus (por pura preguiça, é verdade) quem diria um gringo perdido e meio atrapalhado!

Eis que, às 18h ele me liga, a cobrar de um orelhão qualquer:
“Olha, já vi tudo que queria e ia ficar muito tempo te esperando na rua. Tenho que arrumar a mala e outras coisas para ir embora amanhã, então vou tentar ir embora sozinho, ok?”
“Tudo bem. Mas você lembra o caminho?”
“Acho que sim. Só preciso saber em que metrô desço e qual ônibus pego”

Informações dadas, só me restou torcer para que desse tudo certo. Trintas minutos depois o telefone toca:
“O ônibus que você falou não existe!”

Expliquei de novo, que o ônibus não saia da estação, mas de um local próximo “pegamos ele tal dia, lembra?” “ah sim, beleza”.
Voltei para a torcida.

Mais quarenta minutos e o telefone toca. Dessa vez era um número de celular desconhecido:
“Alô?”
“Oi”
“Cara, eu estou aqui com seu amigo. Ele está perdido e não sabe voltar pra sua casa, e ele não fala português né”
Confesso que fiquei um pouco assustado
“Onde ele tá?”
“Aqui no metrô. Pediu para eu te ligar para ver como ele faz para ir embora”

Expliquei para o estranho ao telefone, ele conhecia o local e era muito mais fácil ele mostrar para o gringo do que eu apenas falando pelo telefone.

Cheguei em casa algumas horas depois, o gringo já estava lá e me contou suas aventuras sobre o seu retorno. No meu celular havia uma mensagem do número desconhecido que havia me ligado:
“oi. seu amigo conseguiu voltar para casa? tá tudo bem?”
“conseguiu sim. obrigado pela ajuda”
“imagina, que isso! que bom que deu tudo certo. abraço”

Ainda existem pessoas dispostas a ajudar, nem que seja um gringo perdido. Talvez ainda exista alguma esperança por aí.

Tags: , , , , , , , ,

4 Respostas to “Boas Ações”

  1. Rodolfo Says:

    Claro que existem! O problema é que é difícil de achá-las…

  2. Ana Rita Sbragia Says:

    Adorei….Ainda existem pessoas com um bom coracao e que falam ingles…

  3. Dimitri Aiello Says:

    Acho que foi alguns dias antes do último Natal, lá pelo dia 22 ou 23, um cara veio me pedir dinheiro quando tava voltando pra casa, bem em frente ao metrô da Liberdade.
    Só que o cara veio pedir em inglês. E ele tinha realmente cara de gringo, ruivo de olho azul e tudo. Ele disse que tava precisando de alguns trocados pra completar o pagamento do hotel onde ele tava hospedado, ali perto, pelo o que ele me apontou.
    Enquanto eu pegava minha carteira e contava o dinheiro, ele contou que vinha da África do Sul e que foi assaltado, portanto não tinha todo o dinheiro para pagar mais uma diária de hotel, que não aceitava o cartão de crédito dele. Disse ainda que tava com vôo marcado pra voltar pra casa e passar o Natal com a família.
    Dei o dinheiro e ainda fiquei um bom tempo me sentindo bem por ter feito uma boa ação.
    Até um dia desses, no começo do mês, quando o mesmo cara veio me abordar mais uma vez, exatamente no mesmo local e horário. Não parei pra perguntar se ele tinha passado o Natal com a família, voltado pro Brasil e sido assaltado de novo.
    Quando ele me perguntou, exatamente como da 1ª vez, “Excuse me, do you speak english?” eu só respondi com um sonoro “No!”

  4. Joel Says:

    Pois é, Banin. O meu conceito de esperança em SP inflou no dia que eu vi passageiros do metrô esperando os outros passageiros sairem civilizadamente antes de entrar no vagão. Me senti no primeiro mundo. Estamos no caminho certo.

    Aliás. bom ver que você atualiza ainda! Só os seus posts recebem comentários! haha

Deixe um comentário